Gerência e Segurança

Confidencialidade, Autenticação, Confiabilidade, Integridade, São alguns elementos de segurança de um ambiente computacional.
O Elemento mais importante para se garantir a segurança de rede de computadores é o estabelecimento de uma política de segurança.

Uma política de segurança consiste num conjunto formal de regras que devem ser seguidas pelos utilizadores dos recursos de uma organização.
As políticas de segurança devem ter implementação realista, e definir claramente as áreas de responsabilidade dos utilizadores, do pessoal de gestão de sistemas e redes e da direção. Deve também adaptar-se a alterações na organização.
Fornecem um enquadramento para a implementação de mecanismos de segurança, definem procedimentos de segurança adequados, processos de auditoria à segurança e estabelecem uma base para procedimentos legais na sequência de ataques.

Os elementos da política de segurança devem ser considerados:
  • A Disponibilidade: o sistema deve estar disponível de forma que quando o usuário necessitar, possa usar. Dados críticos devem estar disponíveis ininterruptamente.
  • A Utilização: o sistema deve ser utilizado apenas para os determinados objetivos.
  • A Integridade: o sistema deve estar sempre íntegro e em condições de ser usado.
  • A Autenticidade: o sistema deve ter condições de verificar a identidade dos usuários, e este ter condições de analisar a identidade do sistema.
  • A Confidencialidade: dados privados devem ser apresentados somente aos donos dos dados ou ao grupo por ele liberado.

Elas devem atentar para os itens:
Segurança física;
Segurança lógica;
Privacidade;
Legalidade de software;


 Na próxima postagem, falarei sobre alguns ataques mais comum. Até lá! =)



Fonte: Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI