Servidor de E-mails Seguro - Introdução


Olá pessoal! Nesta página iremos aprender a instalar, configurar e integrar alguns softwares a fim de obter uma solução para um servidor de e-mails seguros. Há um bom tempo que falei um pouco sobre segurança, porém, não coloquei "tão" detalhado, mas também foi mostrado como instalar o Postfix em http://admroot.blogspot.com.br/2010/06/instalando-o-postifix.html
Mas, espero que possam curtir! Mãos a obra! :D
Como servidor de e-mails, utilizaremos o Postfix. Para a solução de problemas de vírus, utilizaremos o ClamAV e o AMaViS, e finalmente para solucionar problemas com SPAMs, faremos uso do SpamAssassin.

Postfix

O Postfix é um agente de transferência de emails (MTA), um software livre para envio e entrega de emails. Rápido e fácil de administrar, é uma alternativa segura ao Sendmail, muito utilizado em servidores UNIX.
Postfix já é utilizado por padrão em sistemas operacionais como o Trustix Secure Linux e Mac OS X Panther.

Amavis
Amavis é um scanner de correio eletrônico gratuito. Ele foi feito principalmente para plataformas de base Linux e outras de base UNIX.

SpamAssassin

SpamAssassin é um programa de computador licenciado através da licença Apache e utilizado como filtro de spam enviado através de mensagem eletrônica.
O filtro SpamAssassin (versão 3.x) funciona dando uma pontuação a cada mensagem que entra, baseado em diferentes "testes" que faz analisando todo o conteúdo da mensagem. De acordo com esta análise, ele acrescenta cabeçalhos na mensagem que informam o seu "nível de spam", e os testes nos quais ela caiu. Em particular, a mensagem recebe uma pontuação ("score").
Se o score fica acima de certo limite (5 por default), a mensagem é colocada num arquivo chamado "bulk" dentro da pasta "mail" do usuário. Portanto, será colocada em mail/bulk. Mas, se a mensagem tem um score muito alto (14 por default), ela é colocada no arquivo mail/SPAN. Agora, se o score for inferior a 5, a mensagem é deixada na pasta usual (Inbox).

Contextualização
Em uma breve explicação da integração, temos que as mensagens recebidas pelo Postfix na porta 25 (tcp), serão enviadas ao Amavisd-new pela porta 10024 (tcp), que irá invocar o ClamAV e o SpamAssassin para analisar a mensagem. Caso a mesma esteja livre de vírus e não seja SPAM, será devolvida ao Postfix, através da porta 10025 (tcp), e assim entregue na caixa postal do destinatário.
Abaixo temos um esquema de toda esta comunicação:



Fonte: CDTC.

Bom, na próxima postagem falaremos sobre a instalação. Eu já havia instalado 

Para ver mais sobre assuntos semelhantes clique no link: http://admroot.blogspot.com.br/2010/06/falando-de-seguranca.html





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI