O IPv6 - Cabeçalho

Nesta postagem, serão apresentadas as principais características do IPv6 a começar pela análise das mudanças ocorridas na estrutura de seu cabeçalho.

Cabeçalho IPv6




Algumas mudanças foram realizadas no formato do cabeçalho base do IPv6 de modo a torná-lo mais simples. O número de campos foi reduzido para apenas oito e o tamanho foi fixado de 40 Bytes. Além disso, ele ficou mais flexível e eficiente com a adição de cabeçalhos de extensão que não precisam ser processados por roteadores intermediários. Tais alterações permitiram que, mesmo com um espaço de endereçamento quatro vezes maior que o do IPv4, o tamanho total do cabeçalho IPv6 fosse apenas duas vezes.
Dentre essas mudanças, destaca-se a remoção de seis dos campos existentes  cabeçalho IPv4, como resultado tanto da inutilização de suas funções quanto de sua reimplentação com o uso de cabeçalhos de extensão. A figura a seguir identifica esses campos.


A primeira remoção foi a do campo “Tamanho do Cabeçalho” que tornou-se desnecessário uma vez que seu valor foi fixado. A seguir, os campos “Identificação”, “Flags”, “Deslocamento do Fragmento” e “Opções e Complementos”  passaram a ter suas informações indicadas em cabeçalhos de extensão apropriados. Por fim, o campo  ”Soma de Verificação” foi descartado com o objetivo de deixar o protocolo mais eficiente já que outras validações são realizadas pelos protocolos das camadas superiores da rede.
Outra alteração realizada com o intuito de agilizar o processamento foi a renomeação e reposicionamento de quatro campos conforme a tabela abaixo:
IPv4IPv6
Tipo de ServiçoClasse de Serviço
Tamanho TotalTamanho dos Dados
Tempo de Vida (TTL)Limite de encaminhamento
ProtocoloPróximo Cabeçalho
Além disso, o campo “Identificador de Fluxo” foi adicionado para possibilitar o funcionamento de um mecanismo extra de suporte a QoS (Quality of Service). Mais detalhes sobre este campo e mecanismo serão apresentados nas próximas seções.
Por fim, os campos “Versão”, “Endereço de Origem” e “Endereço de Destino” foram mantidos e apenas tiveram seus tamanhos alterados.

Confesso que li bastante para poder entender, mas como é um assunto um pouco complexo preferi colocar o conteúdo que li aqui no blog para vocês entenderem melhor.
Caso queira trocar alguma experiência ou informação, sinta-se a vontade. :)

Outros links falando do mesmo assunto:
http://admroot.blogspot.com.br/2013/02/o-ipv6-introducao.html
http://admroot.blogspot.com.br/2013/02/o-ipv6-solucoes.html



Fonte: http://ipv6.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI