Arquivo de configuração do samba(postagem3)

Toda a configuração relacionada com nomes, grupo de trabalho, tipo de servidor, log, compartilhamento de arquivos e impressão do Samba é colocada no arquivo de configuração /etc/samba/smb.conf. Este arquivo é dividido em seções e parâmetros, como vimos em postagem anteriores.


Uma seção no arquivo de configuração do samba (SMB.CONF) é definido por um nome entre "[ ]". As seções tem o objetivo de organizar os parâmetros pra que tenham efeito somente em algumas configurações de compartilhamento do servidor (exceto os da seção [global] que não especificam compartilhamentos, mas suas diretivas podem ser válidas para todas os compartilhamentos do arquivo de configuração). Alguns nomes de seções foram reservados para configurações específicas do SAMBA, eles são os seguintes: 

[global]
Define configurações que afetam o servidor samba como um todo, fazendo efeito em todos os compartilhamentos existentes na máquina. Por exemplo, o grupo de trabalho, nome do servidor, página de código, restrições de acesso por nome, etc.

[homes]
Especifica opções de acesso a diretórios homes de usuários. O diretório home é disponibilizado somente para seu dono, após se autenticar no sistema.

[printers]
Define opções gerais para controle das impressoras do sistema. Este compartilhamento mapeia os nomes de todas as impressoras encontradas no /etc/printcap. Configurações especiais podem ser feitas separadamente.


[profile]
Define um perfil quando o servidor samba é usado como PDC de domínio.

 Qualquer outro nome de [seção] no arquivo smb.conf que não sejam as acima, são tratadas como um compartilhamento ou impressora.



Na proxíma postagem, estará as seções... =)





Fonte: Foca Linux

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI