Usando NFS(postagem2)

Nas distribuições derivadas do Debian temos ainda um terceiro serviço, o "nfs-common", que deve ser ativado antes do módulo servidor, como root:

# /etc/init.d/portmap start
# /etc/init.d/nfs-common start
# /etc/init.d/nfs-kernel-server start



A configuração do NFS é feita em um único arquivo, o "/etc/exports", onde vai a configuração dos diretórios compartilhados, um por linha. Originalmente, este arquivo fica vazio, ou contém apenas um comentário. Você precisa apenas abrí-lo num editor de textos e adicionar as pastas que deseja compartilhar. Por exemplo, para compartilhar a pasta "/home/arquivos" como somente leitura, para todos os micros da sua rede local, adicione a linha:
/home/arquivos 192.168.1.*(ro,no_root_squash)
Para compartilhar a pasta "/home/trabalhos" com permissão de leitura e escrita, adicione a linha:
/home/trabalhos 192.168.1.*(rw,no_root_squash)
Para compartilhar a pasta "/arquivos", de forma que apenas o host 192.168.1.3 possa acessar:
/arquivos 192.168.1.3(rw,no_root_squash)
Outra opção, útil em redes locais, é a "async", que permite que o NFS transfira arquivos de forma assíncrona, sem precisar esperar pela resposta do cliente a cada pacote enviado. Sem a opção async, a taxa de transmissão em uma rede de 100 megabits fica, em geral, em torno de 6 a 7 MB/s, enquanto que, ao ativá-la, sobe para pouco mais de 10 MB/s, ficando limitada apenas à velocidade da rede e dos HDs no servidor e cliente.
Ao adicioná-la, a linha de compartilhamento ficaria:
/home/trabalhos 192.168.1.*(rw,async,no_root_squash)
Você pode usar, ainda, o parâmetro "noacess", que permite que você compartilhe apenas os arquivos dentro do diretório, mas não subdiretórios que eventualmente estejam presentes.
Depois de incluir todos os diretórios que deseja compartilhar, com suas respectivas permissões de acesso, salve o arquivo e reinicie o serviço para que as alterações surtam efeito:
# /etc/init.d/nfs-kernel-server restart
ou:
# service nfs restart



Veremos mais na proxíma postagem! ;)




Fonte: Guiadohardware.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI