Conceitos gerais para a configuração do SAMBA(postagem2)

Nome de máquina (nome NetBios)

 Toda a máquina em uma rede NetBEUI é identificada por um nome, este nome deve ser único na rede e permite que outras máquinas acessem os recursos disponibilizados ou que sejam enviadas mensagens para a máquina. Este nome é composto de 16 caracteres, sendo 15 que identificam a máquina e o último o tipo de serviço que ela disponibiliza.

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho organiza a estrutura de máquinas da rede em forma de árvore, facilitando sua pesquisa e localização. A segurança no acesso a arquivos e diretórios na configuração de grupo de trabalho é controlada pela própria máquina, normalmente usando segurança a nível de compartilhamento. Esta segurança funciona definindo um usuário/senha para acessar cada compartilhamento que a máquina possui.

Domínio

Um compartilhamento é um recurso da máquina local que é disponibilizado para acesso via rede, que poderá ser mapeada por outra máquina. O compartilhamento pode ser um diretório, arquivo, impressora. Além de permitir o acesso do usuário, o compartilhamento pode ser protegido por senha, e ter controle de acesso de leitura/gravação, monitoração de acessos, diretórios ocultos, autenticação via PDC (domínio).

Um compartilhamento no SAMBA pode ser acessível publicamente (sem senha) ou estar rigidamente protegido tendo que passar por diversas barreiras para chegar ao seu conteúdo, como senhas, endereço de origem, interfaces, usuário autorizados, permissões de visualização, etc.  

Mapeamento

Mapear significa pegar um diretório/arquivo/impressora compartilhado por alguma máquina da rede para ser acessada pela máquina local.

O programa responsável por mapear unidades compartilhadas no Linux é o SMBMOUNT e SMBCLIENT.

Navegação na Rede e controle de domínio

 Esta função é controlada pelo nmbd que fica ativo o tempo todo disponibilizando os recursos da máquina na rede, participando de eleições NetBIOS , fazer logon de máquinas no domínio, etc.

 Veja mais na proxíma postagem! ;)

 

 

Fonte: Foca Linux

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI