Como ativar o roteamento interno em um sistema Linux?

   Ativar o compartilhamento propriamente dito é bastante simples. No Linux, o compartilhamento é feito usando o Iptables, o firewall integrado ao Kernel. Na verdade, o Iptables é expandido através de módulos, por isso suas funções vão muito além das de um firewall tradicional, incluindo funções avançadas de roteamento. Para ativar o compartilhamento, são necessários apenas três comandos:
# modprobe iptable_nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
Substitua o "eth1" pela placa da Internet. Este comando simplesmente compartilha a conexão proveniente da placa da internet com todas as demais placas de rede espetadas no servidor, por isso não é necessário especificar a placa de rede local.
O primeiro comando ativa o "iptable_nat", o módulo do Iptables responsável por oferecer suporte ao roteamento de pacotes via NAT. O segundo ativa o "ip_forward", o módulo responsável pelo encaminhamento de pacotes, utilizado pelo módulo iptable_nat.
Finalmente, o terceiro cria uma regra de roteamento, que orienta o servidor a direcionar para a internet todos os pacotes (recebidos dos clientes) que se destinarem a endereços que não façam parte da rede local (ou seja, qualquer coisa fora da faixa 192.168.1.x). A partir daí, o servidor passa a ser o gateway da rede.


Fonte: Guia do hardware

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI