Protocolo SNMP

O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes TCP/IP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e comutadores (em inglês: switches).     
       O SNMP possibilita aos administradores de rede gerenciar o desempenho da rede, encontrar e resolver seus eventuais problemas, e fornecer informações para o planejamento de sua expansão, dentre outras.
Uma rede gerenciada pelo protocolo SNMP é formada por três componentes chaves:
  1. Dispositivos Gerenciados
  2. Agentes
  3. Sistemas de Gerenciamento de Redes (NMS - Network-Management Systems)
     Um Dispositivo Gerenciado é um nó de rede que possui um agente SNMP instalado e se encontra em uma rede gerenciada. Estes dispositivos coletam e armazenam informações de gerenciamento e mantém estas informações disponíveis para sistemas NMS através do protocolo SNMP. Dispositivos gerenciados, também às vezes denominados de dispositivos de rede, podem ser roteadores, servidores de acesso, impressoras, computadores, servidores de rede, switches, dispositivos de armazenamento, dentre outros.
Um Agente é um módulo de software de gerenciamento de rede que fica armazenado em um Dispositivo Gerenciado. Um agente tem o conhecimento das informações de gerenciamento locais e traduz estas informações para um formato compatível com o protocolo SNMP.
Um sistema NMS é responsável pelas aplicações que monitoram e controlam os Dispositivos Gerenciados. Normalmente é instalado em um (ou mais de um) servidor de rede dedicado a estas operações de gerenciamento, que recebe informações (pacotes SNMP) de todos os dispositivos gerenciados daquela rede.

Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI