Protocolo SCP

O Protocolo SCP é basicamente identico ao protocolo rcp do BSD. Diferentemente do rcp, os dados são cifrados durante a transferência, para evitar que potenciais sniffers possam extrair informações dos pacotes. No entanto o protocolo em si não provê nenhuma autenticação ou segurança; ele depende no protocolo abaixo dele, o SSH, para fazê-lo.
O protocolo SCP apenas implementa a transferência de arquivos. Ele o faz conectando-se ao host usando SSH e lá executando um servidor SCP (scp). O programa do servidor SCP geralmente é exatamente o mesmo programa que o cliente SCP.
Para executar um upload de arquivos, o cliente fornece ao servidor os arquivos a serem enviados, opcionalmente se pode incluir seus atributos básicos, como por exemplo, suas permissões de acesso. Para fazer o download de arquivos, o cliente envia um pedido pelos arquivos ou diretórios a serem baixados. Quando se está baixando um diretório, o servidor fornece ao cliente seus sub-diretórios e arquivos. Portanto o download é "orientado ao servidor", o que impõe um risco de segurança, quando se estiver conectado a um servidor malicioso.
Na maioria das aplicações, o protocolo SCP é substituído pelo mais compreensível protocolo SFTP, que também é baseado no SSH.


Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI